Seja bem vindo!!

Luthier no Rio de Janeiro. Atendimentos na Ilha do Governador.

domingo, 17 de agosto de 2014

Entendendo as séries de materiais da Graphtech

Tá aqui mais um assunto que o pessoal me pergunta sempre. Quais são as diferenças entre as séries da Graphtech? Porquê todo mundo que usa fala que é melhor que o osso?

A Graphtech fabrica vários produtos diferentes para guitarras, violões e contrabaixos. A marca tem destaque pelos seus nuts e eu vou da ruma explicada bem objetiva sobre as 4 linhas de materiais que eles trabalham.
Todos os materiais são polímeros de Carbono.


Nubone(LC):
O Nubone é a linha mais barata da Graphtech. Nessa linha o polímero entrega o som igual ao som de Osso mesmo. A vantagem dele é que, por ser sintético, não possui veios e isso ajuda muito na hora de cortar, limar e lixar o material.

Pra quem é indicado: Para quem quer ter o mesmo som do osso, mas em um material mais fácil de trabalhar.


Tusq (PQ):
É a linha mais vendida da Graphtech. No Tusq, o polímero de carbono tem uma característica sonora que entrega mais volume que o osso, mais graves e muito mais agudos do que o osso. A resposta maior dos agudos e de harmônicos são notáveis demais, qualquer um percebe na hora!

Pra quem é indicado: É a melhor opção para instalar em violões, para instalar em guitarras de som muito fechado que não tenham problemas de afinação e para contrabaixos.


Tusq XL (PQL):
O Tusq XL é o Tusq normal com a adição de Teflon ao polímero. Por ter Teflon junto ao Tusq, o coeficiente de atrito é baixíssimo, então a corda não agarra no material. A série XL tem um pouco menos de volume do que o Tusq tradicional, faz sentido já que o material não é 100% Tusq. Mas é uma diferença muito pequena mesmo, basicamente imperceptível.
**Importante: O teflon não gasta com corte e lixa do material, ele está misturado em todo o polímero e o material não perde a característica de baixo atrito.

Para quem é indicado: Guitarristas!! A gente que sofre com a corda desafinando com os bends porque a corda está agarrando no nut ou no rebaixador de cordas. A Graphtech fabrica ambos!


Black Tusq XL (PT):
É exatamente igual ao Tusq XL, mas é preto.

Para quem é indicado: Guitarristas!! A gente que sofre com a corda desafinando com os bends porque a corda está agarrando no nut ou no rebaixador de cordas. Também tem String Trees dessa série.
Se você quer resolver esses problemas e quer o visual preto, essa é a sua série!

__________________________________________________________________

Um adendo:
As séries têm um código em letras e o formato do nut um código em números. No final tem 2 dígitos que informam se é algo especial.

Exemplo:
6010 é o formato de nut padrão Gibson.
LC-6010-00 (Nubone, nut padrão Gibson)
PQ-6010-00 (Tusq, nut padrão Gibson)
PT-6010-00 (Black Tusq XL, nut padrão Gibson)
PT-6010-L0 (Black Tusq XL, nut padrão Gibson para canhoto)

5000 é o formato de nut padrão Fender
PT-5000-00 (Black Tusq XL, nut padrão Fender)
PQ-5000-00 (Tusq, nut padrão Fender)
PQL-5000-00 (Tusq XL, nut padrão Fender)
PQL-5000-L0 (Tusq XL, nut padrão Fender para canhoto)

__________________________________________________________________

Gráficos de resposta de frequências na corda Lá e na corda Si no Tusq. E gráfico de coeficiente de atrito do Black Tusq XL(E do Tusq XL, por consequência)






10 comentários:

  1. Ótimo artigo. Eu uso na minha Gibson Les Paul e gosto muito!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Show de bola, Paulo!! Eu uso nas minha guitarras e não abro mão!

      Excluir
  2. moro em BSB e não sei aonde comprar um nut desse pra guitarra tipo strato, tenho uma sx e quero trocar o q veio nela.
    recomendação do luthier esse da graphtech

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. boa tarde Lobão...
      foi oq eu fiz antes de perguntar,
      procurei, mas só tem 1 anúncio e é o modelo 5010-00,
      quero o XL padrão fender branco.
      pq é tão difícil achar esse nut mesmo sendo tão conceituado?

      Excluir
    2. É difícil de achar no Brasil porque o dólar está altíssimo, a tributação idem e, com isso a importação de materiais está muito difícil, amigo. Estamos num momento ruim para o consumidor no Brasil, mesmo com coisas pequenas. Infelizmente essa é a situação que o nosso Governo nos deixou.

      Excluir
  3. Bacana esse post! Eu tenho uma Gibson LPJ Fireburst, edição de aniversário, perfil 50. (Braço bem gordo). Caras, já passou por 2 Luthiers por aqui, no início regularam e passaram pra 0.10 (era 0.09) de fábrica. Continuou desafinando, só que menos! Eu dou bend na Sol e na Si...vai pro espaço, as vezes cai quase meio tom. Então final de solo...é afinador no pé e mão na tarraxa. AI troquei por um jogo de tarraxas da Gotoh, mesmo padrão. NO primeiro ensaio ela segurou bem, mesmo com bends, depois não mais. Levei novamente ao Luthier, ele voltou as tarraxas "kluson" originais e fez um nut de Osso! Até que segurou bacana, mas quando encordoamento passa de 1 mês , um pouco mais, ela volta a ceder. Enfim...cada vez que vou em um luthier os caras me falam uma parada diferente e sempre pegam pra regular e lá se vai 200 pila! Estou pensando em comprar esse NUT, de repente me resolve! Abraços

    ResponderExcluir